Abertura oficial às 10h30 marca dois dias de programação intensa com palestras, feira literária e mais de 40 expositores
A empreendedora Ana Paula Rodrigues, criadora da marca cuiabana Donana Granola, ainda se emociona ao lembrar do que viveu na edição anterior da ExpoFavela. “Foi uma virada de chave. Estar lá me fez acreditar que o que comecei na minha cozinha poderia chegar a todo o Brasil”, conta.
Da necessidade de criar uma granola mais saudável para a família, Ana transformou sua receita caseira em um negócio promissor, com duas versões, tradicional e salgada, e um propósito claro: tornar a alimentação natural acessível e saborosa.
Histórias como a dela voltam a ganhar palco nesta sexta-feira (24), quando o Várzea Grande Shopping se transforma em uma grande vitrine de empreendedorismo, cultura e inovação popular. A ExpoFavela Innovation Mato Grosso chega à cidade reunindo mais de 40 expositores, feira literária, apresentações culturais e uma agenda de palestras com nomes nacionais.
A abertura oficial será às 10h30 da manhã, e a programação se estende até o fechamento do shopping, tanto na sexta quanto no sábado — das 10h às 22h — com atividades acontecendo simultaneamente pelos corredores e espaços do complexo.
“Trazer este evento para Várzea Grande é mais do que abrir as portas do shopping; é abrir espaço para que pessoas daqui também se vejam nesse cenário de oportunidades. Muitas vezes, quando algo acontece do outro lado da ponte, parte da população não participa. E o que a gente quer é justamente o contrário”, afirma José Flávio Alves Jr., superintendente do Várzea Grande Shopping.
De volta à feira, Estefania Lima, fundadora do coletivo Divas Skateras, ajusta o expositor da marca com o mesmo entusiasmo da primeira vez que participou. “Participei da ExpoFavela por dois anos consecutivos e, no ano passado, o Divas ficou entre os dez melhores projetos do estado. Isso abriu portas, trouxe parcerias e uma rede que carrego até hoje. A ExpoFavela é mais que um evento, é o empurrão que muita gente precisa para continuar acreditando”.
Para o presidente da CUFA-MT, Anderson Zanovello, a Expo Favela é a materialização da potência da periferia e quem visitar a feira não encontrará apenas produtos, mas também soluções inovadoras que nasceram da necessidade e se transformaram em negócios.
“Nosso papel na Cufa-MT é ser a ponte entre essa genialidade, que muitas vezes é invisível, e o grande mercado”, afirmou Zanovello.
Confira a programação completa acessando o site: https://mt.expofavela.com.br/ e acompanhe o nosso instagram @expofavelamt



